parte 2 parte 2 parte 2
MENU
  • ACESSÓRIOS ESSENCIAIS – COMO UTILIZÁ-LOS?

    acessorios-essenciais-–-como-utiliza-los?

    Além da câmera fotográfica e saber qual o objetivo da fotografia odontológica, devemos também adquirir alguns acessórios que são essenciais para se realizar uma boa fotografia.

    A recomendação mínima é o par de afastadores em C para fotografia intra-oral frontal, é claro que não será apenas um par, mas pelo menos 3 ou 4 pares de cada modelo dependendo da demanda de pacientes. Há também a versão em preto (black) de alguns dos afastadores.

     

    Utilização e Recomendação:

     

    Afastador em C

    É recomendado para ser utilizado em fotografia intra-oral frontal, o modo de uso pode ser variado.

    Se for utilizado com o contraste então o afastador deve ser colocado para trás e para cima.

    Já para fotografia apenas dos dentes deve ser colocado de forma a deixar os dentes centralizados com afastamento para “fora”.

     

    Afastador em V

    O afastador em V é utilizado para se fotografar a relação de molar e canino na fotografia lateral e não deve ser usado para fotografia frontal.

    A sua utilização deve ser juntamente com o afastador em C, sendo que o V deve ser colocado bem junto aos dentes e afastar o máximo possível para trás e do outro lado o C é para não deixar o filtro labial cair além de fazer o fundo da fotografia.

     

    Contrastes

    Os contrastes como o nome diz é para dar maior contraste com o elemento dental que é branco.

    Deve ser posicionado o mais paralelo ao dente ficando vertical e para facilitar seu uso é recomendado a utilização do afastador oclusal ou o afastador em C, este puxando para cima e para trás de modo que exponha a gengiva.

     

    Espelhos

    Os espelhos servem para fotografar de forma indireta e devem ser utilizados em conjunto também com os afastadores oclusais ou os afastadores em C.

    A grande dica é a inclinação do espelho para poder se conseguir a fotografia perfeita, o espelho deve estar num angulo de 45º em relação a oclusal e a câmera deve estar numa inclinação de 45º em relação ao espelho. Para que não fique embaçado pode ser jogar jatos de ar de maneira constante no espelho.

     

    Expandex

    É um acessório realmente essencial de fácil uso que pode ser utilizado tanto para se fotografar quanto também para se trabalhar.

    Primeiro deve ser colocado um dos lados no pacientes, envergar o Expandex para trás e ao mesmo tempo puxar o lábio com a outra mão para encaixar no acessório.


Prof. Dr. Ivan Yoshio