parte 2 parte 2 parte 2
MENU
  • COMO HÁBITOS COMUNS DESTA ÉPOCA DO ANO PODEM AFETAR A SAÚDE BUCAL

    como-habitos-comuns-desta-epoca-do-ano-podem-afetar-a-saude-bucal

    Festas de fim de ano são sinônimos de comida boa e em abundância, mas a escapada da dieta nem sempre dura apenas os dois feriados principais. O mais comum é que estes hábitos se estendam no início do novo ano, que é época de férias escolares e período em que muita gente está curtindo as férias do trabalho.

    Por isso, é comum que nesta época no ano as pessoas abandonem as dietas balanceadas e consumam muitos doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. No entanto, nesse período de alegria e lazer, é importante tomar alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis quando as festas acabarem.

     

    Os alimentos mais comuns das festas de fim de ano são ricos em açúcar e amido, por isso, a placa bacteriana é o inimigo mais comum dessa época. Sem os cuidados necessários, a placa bacteriana pode causar a ruptura do esmalte dental, resultando em uma cárie. O segredo não é outro senão a prevenção!

    Pensando nisso, nossa dica de hoje é que você aproveite a época festiva para se aproximar de seu paciente, dando dicas e lembrando a eles dos cuidados que ele deve ter nesta época. Então, que tal enviar SMSs ou e-mails lembrando-os dos cuidados necessários para aproveitarem as férias sem causar danos à saúde bucal?!

     

    Dar dicas como realizar a higienização correta após as refeições e escolher os alimentos com atenção podem ser comuns para o profissional, mas as pessoas em geral se esquecem destes cuidados quando estão em férias.

    Nossa sugestão é que você dê dicas como:

    - Evitar alimentos açucarados de textura pegajosa que dificulta a remoção natural dos restos de alimento através da saliva.

    - Procurar ingerir alimentos doces junto com as refeições, aproveitando o aumento na produção de saliva.

     - Sempre beber bastante água, mesmo se já estiver ingerindo outros tipos de bebidas.

    - Tomar cuidado com alimentos rígidos comuns nesta época do ano, como a castanha, pois podem causar fraturas nos dentes e danificar próteses dentárias.

     

    Além das dicas que citamos acima, você também pode lembrar seu paciente de retornar para a sua consulta de rotina ao final das férias, garantindo que ele comece o ano com a saúde bucal em dia. O importante é lembrar de seus pacientes e fazer com que eles se lembrem de você, oferecendo dicas valiosas para essa época.

    Lembrando que não há necessidade de realizar grandes investimentos, pois a comunicação pode ser facilitada por ferramentas como e-mail e WhatsApp.

     

    Gostou da dica de hoje ou tem alguma sugestão de pauta para o nosso Blog? Entre em contato pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.