parte 2 parte 2 parte 2
MENU
  • FÉRIAS ESCOLARES EXIGEM ATENÇÃO COM A SAÚDE BUCAL

    ferias-escolares-exigem-atencao-com-a-saude-bucal

    Tranquilidade para as crianças e preocupação para os pais: O período do ano mais aguardado pelos pequenos requer cuidado redobrado dos responsáveis.

     

    Na semana passada falamos sobre a importância do cirurgião dentista orientar seus pacientes sobre os cuidados com a saúde bucal neste período de festas, mas não são apenas os adultos que saem da rotina nesta época do ano, e a atenção com as crianças deve ser redobrada.

    Afinal, as férias escolares, ocasião tão esperada pelos pequenos, normalmente envolvem muitas brincadeiras, passeios, viagens e atividades físicas. Nesse período do ano marcado pela ausência de rotina, as crianças acabam não tendo horário certo para comer, dormir ou escovar os dentes.

     

    Como evitar que essa época atrapalhe a saúde bucal?

    Mesmo com a quebra da rotina, é necessário manter os cuidados com a saúde bucal das crianças, pois nesse período, os alimentos doces e gordurosos ficam ainda mais acessíveis, tornando imprescindível prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente no período noturno.

     

    Alimentação e Fio dental

    Para manter a boca saudável, realizar apenas a escovação pode não ser suficiente. O uso diário do fio dental ajuda a limpar os lugares de difícil acesso para a escova.

    Vale frisar que passar o fio dental sob a orientação direta de um dos responsáveis é essencial para que a limpeza ocorra de forma adequada. Dependendo da idade, a criança ainda não tem coordenação motora suficiente para higienizar os dentes corretamente. Por isso, é importante orientar os pais sobre como eles podem realizar a limpeza bucal de forma eficiente.

    Além disso, se é difícil proibir a alimentação não saudável, é possível diminuir o consumo de açúcares e alimentos gordurosos e introduzir alimentos como frutas e verduras. Neste caso você pode fornecer uma lista de alimentos saudáveis que ajudam na limpeza dos dentes.

     

    Kit de higiene bucal na bolsa!

    Nesta época de férias é comum realizar passeios que duram o dia todo, por isso, é fundamental ter um kit de higiene bucal na bolsa para realizar a escovação mesmo fora de casa. Que tal criar um brinde para seus pacientes com os itens básicos para a limpeza bucal?!

     

    Lembre os pais de aproveitar o tempo livre das férias para marcar a consulta ao dentista, realizar o checkup e iniciar o ano com a saúde bucal das crianças em dia. A prevenção é sempre melhor, portanto realizar consultas de rotina ao invés de esperar as crianças se queixarem por dor é sempre melhor.

     

     

     

    Tem alguma sugestão de pauta para o nosso Blog? Entre em contato pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.